sábado, 15 de novembro de 2014

Arte Íntima: produções próprias - Especial Mona Lisa

Sem dúvida nenhuma a obra de Leonardo da Vinci, Mona Lisa, atualmente exposta no museu do Louvre em Paris, França é uma das mais belas em que o mundo já pode apreciar. O pintor Leonardo da Vinci utilizou da técnica do sfumato para compô-la. 

Segundo lendas que circulam a muito tempo, a modelo que posou para o grande pintor do século XVI pode ter sido a esposa de Francesco del Giocondo, um comerciante de Florença, ou a Duquesa de Milão, Isabel de Aragão, e tem até quem diga que Mona Lisa seja um autorretrato de Da Vinci.

Deixando as especulações à parte, esta obra prima foi o supra sumo da elite européia, pois até Napoleão Bonaparte a obteve de forma não muito lícita. Mas, em 1911 o italiano Vincenzo Peruggia a roubou e levou de volta para terras italianas.

Mona Lisa, obra de 100 milhões de dólares americanos teve ao logo desses anos várias releituras realizadas por diversos artistas, como a Mona Lisa Obesa (1977) de Fernando Botero, artista do cenário contemporâneo. Então, é claro que  eu não poderia ficar de fora e fiz a minha leitura intitulada de Mona Lisa XXI, num desenho bem simplista. 


Mona Lisa XXI, 2013 - por Erica Paula
Desenho em papel Canson A4, lápis 6B e pintura com lápis de cor comum

Abaixo temos a releitura de Mona Lisa, por Fernando Botero e a Mona Lisa inspiradora de Leonardo da Vinci. 

Mona Lisa Obesa de Fernando Botero

Mona Lisa de Leonardo da Vinci



Nenhum comentário:

Postar um comentário